Foi no passado dia 21 de Junho que a convite do amigo Velosa, um dos homens do ACP que desenha alguns dos trajectos de eventos desta grande instituição, fui fazer de 00 a abrir a pista daquela que seria a ultima etapa do transiberico 2009.
Na noite de sábado, depois de carregada a KAWASAKI KX450F 2009, fui com o Bimbo na Transit até Canhestros,á casa do Filhó carregar a moto do Velosa e seguimos directos para Beja.
Parámos a transit em frente ao recinto da feira em Beja, onde estava montado o parque fechado… metemos a motos na rua e dormimos na carrinha de portas abertas, mesmo junto á porta de um prédio… com um calor louco, o que deixava antever o que me esperava no dia seguinte….
Parámos a transit em frente ao recinto da feira em Beja, onde estava montado o parque fechado… metemos a motos na rua e dormimos na carrinha de portas abertas, mesmo junto á porta de um prédio… com um calor louco, o que deixava antever o que me esperava no dia seguinte….
5 :20h da manhã toca o telemóvel… era o Velosa a acordar o pessoal… o despertador não tocou… e tínhamos que arrancar para o sector selectivo de 180km ás 6.15h da matina em ponto… um saudável stress matinal… mas arrancámos á hora combinada!
Já não me montava numa moto para fazer tantos km´s seguidos sem parar desde 2002, quando deixei de correr… por isso falei com o Velosa e fomos sempre lado a lado de modo a evitar o pó num ritmo soft, para aquecer o “lombo”, de frente para o nascer do sol em direcção ao Guadiana. O percurso espectaculr,com zonas rápidas no meuo dos sobreiros, com algumas zonas técnicas para quebrar a velocidade… dos rectoes…
Ao km 90 lá estava o bimbo com a gasolina para os dois meninos, que chegaram com alguma larica… mas só deu para comer umas uvitas e beber água enquanto o bimbo atestava as nossas montadas de gasolina… que sobrou… pois houve um artista que lá passou de moto e fez-se passar pelo Velosa, levando a que o bimbo metesse gasolina na sua moto… o ORDINÀRIO!
Depois desses 5 minutos bem contados lá arrancamos para a segunda metade do percurso já com um ritmo mais elevado mas sempre a rolar sem forçar o andamento, pois era para abrir a pista e não para chamar o heli… mesmo assim ainda apanhamos um rectão de 5ª a fundo durante 2-3 minutos… já tinha saudades… imagino a velocidade do Carlos Sousa, Guerlain Cthicheri, Nani Roma e companhia… os meninos são meigos…
Chegamos ao fim da massagem… os últimos 20kms eram em barro seco com regos de tractores, valas, buracos, lombas… em suma, tudo o que de terrível havia na zona ficou para o fim mas um homem é um homem e um rato é um rato e ainda antes das 9 da matina lá chegamos ao final e estavam o Dono e mais a Ponta a nossa espera… para a boa da bifana e da mini!
Ora bem, fazendo as contas, foram 2 .40 h a fazer os 180 km… dá uma media na casa dos 75-80 km\H… se tivermos em conta a paragem pelo meio… nada mau!!!
Sai a boa da bifana para o pequeno-almoço enquanto espeamos para ver chegar os primeiros piloto… a fazerem uma media na casa dos 100km\H… a voar baixinho!
Carregadas as motos, lavada a tromba, havia que beber a ultima mini e regressar a casa… uma hora de sauna na transit com o calor que estava em Beja que sente-se aqui! :o))
Um muito obrigado ao Velosa por me ter convidado e Bimbo... por nos ter dado assistência no meio do mato... acho que ele ainda nao sabe bem com lá foi ter... mas foi!
Obrigado
PS: obrigado aos nosso vizinhos do predio onde nós estacionamos e pernoitamos de portas abertas e a roncar que nem uns...